Chocolate no CEDERJ!!!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Chocolate ao leite, branco ou meio amargo? Eis a questão!

Pois bem, meu povo. Que chocolate é gostoso todo mundo sabe. Se qualquer um desses três aqui de cima estiver na minha frente, eu não penso duas vezes antes de abocanhar. Mas você sabe qual é a diferença entre eles? Por que um é mais escuro que o outro? Vamos descobrir agora!

CHOCOLATE AO LEITE

Composição: deve contar com, pelo menos, 25% de cacau sólido. De sabor bem adocicado, é o preferido da maioria da população.

Valor calórico: cerca de 540 calorias por 100g.


CHOCOLATE AMARGO

Composição: é feito com os grãos de cacau torrados, sem adição de leite (também chamado de "chocolate puro", pois além do cacau leva apenas açúcar). Há variações: extra amargo (75 a 85% de cacau), amargo (50 a 75%) e meio amargo (35 a 50%). É mais escuro do que o ao leite e bem menos adociado. Por possuir menos açúcar, leite e gordura, é menos calórico que o ao leite. A partir de 70% é considerado funcional devido às suas propriedades antioxidantes.

Valor calórico: cerca de 475 calorias por 100g.

Vantagens: diminui a pressão sanguínea, reduz o colesterol LDL, protege contra as doenças do coração, previne o envelhecimento precoce da pele.


CHOCOLATE BRANCO

Composição: este chocolate é obtido com a mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes (açúcar, leite, lecitina, aromas), sendo que deve conter no mínimo 20% de sólidos totais de manteiga de cacau (tem pessoas que nem consideram como chocolate, por não conter cacau). Esse é o pior chocolate para a saúde, pois a manteiga de cacau é rica em gordura saturada. É bem doce e, obviamente, não tem a cor característica do chocolate.

Valor calórico: cerca de 536 calorias por 100g.



CURIOSIDADES!!!

* A massa de cacau, rica em polifenóis e flavanóides, que faz do chocolate um alimento saudável e quanto maior a quantidade deste ingrediente mais saudável o chocolate é.

* O chocolate consumido em excesso pode provocar taquicardia leve, além de ajudar a pessoa a ganhar uns quilinhos a mais.

* Consumir chocolate libera endorfina. E o que isso tem de bom? Provoca uma sensação de bem estar e estimula o apetite sexual. ;)



Fonte:
www.saladaverde.com.br
http://g1.globo.com/bemestar
http://pt.wikipedia.org

0 comentários:

Postar um comentário